NOTÍCIAS

Concurso Nacional Unificado reserva 20% das vagas para candidatos negros

Vagas para 21 órgãos federais estão distribuídas entre nível superior e médio

O governo federal publicou os oito editais do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). Das 6.640 vagas ofertadas para 21 órgãos públicos federais, 20% são reservadas para candidatos negros em vagas distribuídas entre nível superior (5.948) e nível médio (692). 

Os oito editais correspondentes a cada bloco temático do concurso foram publicados na quarta-feira (10), apresentando informações detalhadas sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas.

As provas estão programadas para ocorrer simultaneamente em 220 cidades em todo o Brasil. Após a divulgação inicial de 217 municípios, foram adicionadas mais três cidades, atendendo a solicitações públicas: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Com isso, 94,6% da população do país estará a até 100 km de um local de prova do concurso, que contempla um total de 5.141 locais de aplicação.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou em comunicado oficial que o Concurso Nacional Unificado visa aumentar a capilaridade do processo, alcançando locais que nunca antes tiveram provas de concursos públicos federais. 

A taxa de inscrição varia de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. Candidatos integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Fies ou ProUni, e aqueles que realizaram transplante de medula óssea estão isentos do pagamento. Os interessados devem realizar a inscrição por meio da plataforma Gov.br, escolhendo um dos oito blocos temáticos durante o processo.

Reserva de vagas estão de acordo com Lei de cotas

Em dezembro de 2023, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou um projeto que prorroga por 25 anos a reserva de vagas em concursos públicos para pessoas negras.

O projeto atualiza o texto da Lei 12.990 de 2014, que estabeleceu cotas para pessoas negras em concursos. A nova atualização prevê a destinação de 50% dessas vagas às mulheres negras, uma vez que a sub-representação dessa parcela da sociedade é agravada.




12/01/2024 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
PROGRAMAÇÃO MUSICA - RÁDIO RELIGARE 35