NOTÍCIAS

Xis e DJ KL Jay nos scratchs lançou o single “ISNAIPA”,

ISNAIPA é o primeiro single do novo disco de XIS, “”Invisível Azul”” que será lançado em agosto. A faixa lançada nesta sexta (26) conta com DJ KL Jay nos scratch ́s e virá acompanhada de clipe no canal do artista XIS.

O vídeo narra a história de um investigador que enfrenta seus dilemas perseguindo sua possível vítima em uma cidade caótica. Com letra fictícia inspirada no jogo Max Payne 2 e no filme Sniper Americano, ISNAIPA é um “boom bap pesadão”, com beats programados na mpc pelo DJ Nato PK e arranjos de metais do Willbone. A produção musical é de XIS e do André Abujamra, que faz uma participação especial no clipe, fazendo o papel de um cidadão inocente perseguido pelas ruas de São Paulo.

Em “INVISÍVEL AZUL”, XIS traz composições inéditas que nascem da provocação feita por André Abujamra ao rapper, desafiando o MC paulistano a revisitar a poesia das ruas da sua cidade natal e do mundo, com versos que remetesse também à diáspora negra. Um trabalho oportuno para datas emblemáticas. A celebração de 50 anos do nascimento da Cultura Hip Hop no Bronx, e também os 50 anos vividos pelo artista neste ano de 2023.

A poesia e música do rapper, DJ e MC XIS, sempre foram de encontro com as raízes do Hip Hop, dialogando com suas influências e experiências desde seu contato na infância com o Samba, até os dias de hoje como profissional da música e atuação direta com o jazz, o trap, a música eletrônica, rock e todas as vertentes da MPB. Camaleão dos ritmos em suas composições com rimas abstratas, improvisos ou dizeres populares, XIS sempre esteve em contato com o imaginário coletivo urbano. Oriundo das ruas da periferia paulistana, testemunha ocular na Paulicéia moderna, está na ativa desde 1988 na Cultura Hip Hop. Essencialmente brasileiro na sua poética, XIS abriu caminho para novos músicos e artistas do Hip Hop, e teve o privilégio de atuar ao lado de artistas da vanguarda na música brasileira e internacional, sendo um importante elo na corrente entre gerações da música. Seu novo disco “INVISÍVEL AZUL” é a continuação desta caminhada histórica do Hip Hop afro brasileiro. A interação do novo com o antigo, do moderno com a velha guarda, a essência do Hip Hop Clássico que não está perdida.

Saiba mais sobre XIS:

XIS lançou no segundo semestre de 2022 os singles FEDERAÇÃO S.A. 2 e MEDICINA VIVA. Também participou do projeto HIP HOP MACHINE com o saxofonista Léo Gandelman, interpretando clássicos de sua carreira. Em novembro de 2020 lançou o disco “Arquivo XIS”, seu terceiro disco solo com músicas inéditas que foram produzidas por KL Jay, DJ RM, Grandmaster Duda e Plinio Profeta. Destaque para A VOZ DA PERIFERIA com sample de O GUARANI de Carlos Gomes, QUERO VOCÊ AQUI, ENTRE O AMOR E O ÓDIO e NA PONTA DA AGULHA com scrathes do multicampeão mundial DJ Erick Jay.

Durante o ano pandêmico XIS fez muitas participações e lançou diversos singles. Com o DJ EB lançou a jazzy FLOW MD dedicada a Miles Davis, o dubstep RUAS contou com a participação de Iggor Cavalera, QUERO UMA FESTA FUNK ao lado do seu parceiro Kuryña G Funk e do DJ Chernobyl, o rap love VEM COMIGO, trilha do curta metragem “Distraída pra Morte”, EU VIAJEI NO MEU RÁDIO com Radiola Santa Rosa, e o single 4P DINOVO com seu parceiro Eli Efi de DMN pela KL Música.

Ex-coordenador de HIP HOP na Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, XIS foi o responsável em articular com o poder público as demandas da cidade que é berço da Cultura Hip Hop no Brasil, e a capital do Hip Hop na América Latina. Fez gestão, articulou e executou mais de 3.000 (três mil) atividades relacionadas aos elementos Breaking, DJing, Graffiti e MCs entre 2019 e 2021.

Nascido na Vila Formosa e criado em Itaquera, bairros da zona leste da capital paulista, iniciou sua carreira musical no final dos anos 80, participou da lendária coletânea Consciência Black. Em carreira solo no ano de 1997, gravou o hit DE ESQUINA, com produção musical e artística de Thaide e DJ Hum. Este rap ficou eternizado na voz de Cássia Eller no premiado Acústico MTV.

Em 2001 XIS gravou seu segundo álbum solo, o “Fortificando a Desobediência” com produção artística de Tom Capone. FAD contém as faixas CHAPA O COCO com a qual conquistou seu segundo troféu de Melhor Videoclipe de Rap no VMB da MTV, e SONHO MEU, uma das suas músicas mais executadas nas Plataformas Digitais e Rádios FM. Em 2019 lançou o vinil comemorativo de 20 anos do clássico “Seja Como For”, álbum duplo remasterizado com encarte de 16 folhas, que contou com lançamento no Festival Batuque no Sesc Santo André, com XIS cantando todas as faixas do disco na íntegra. Incluindo US MANO E AS MINA, um dos maiores clássicos do rap brasileiro.

XIS se apresentou em Cuba no Festival Habana Hip Hop, mandou uma rima em New Jersey e Nova Iorque, na Catalunha na saudosa casa de espetáculos La Paloma, e fez deejay set em Lyon. Criou com KL Jay o campeonato Hip Hop DJ em 1997, maior vitrine de DJs de Hip Hop do Brasil. Idealizou e produziu o Festival Agosto Negro e a Liga dos MC’s SP x RJ no Sesc Pompéia, foi curador de diversos eventos de Hip Hop e tocou em todos os estados brasileiros.

Para 2023, XIS tem agendado o lançamento do seu quarto álbum solo. “Invisível Azul” tem dez músicas inéditas com produção de André Abujamra, Otavio Carvalho, DJ Will e Caue Gas.




27/05/2023 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
UM BOOM RAP 1º EDI? - RÁDIO RELIGARE 35