NOTÍCIAS

Veja onde aproveitar o mês da Cultura Nerd nas periferias de SP

Crianças e adultos poderão se divertir com filmes, oficinas e competições dedicadas a cultura nerd nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape; A agenda de maio ainda terá atrações dedicadas ao hip-hop.

Em maio, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – se juntam a festa da cultura geek para celebrar o Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd (25/05), data que homenageia o escritor Douglas Adams, autor do Guia do Mochileiro das Galáxias, com uma programação diversa que se estenderá por todo o mês. Confira:

No dia 11, quinta-feira, às 14h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe uma Oficina de Tirinhas organizada pelo Corre Coletivo. A atividade apresentará conceitos, procedimentos, técnicas e algumas vertentes da produção de histórias em quadrinhos a partir de temas relacionados à trajetória do grupo.

 

A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza no dia 16, terça-feira, às 10h, a atividade Cultura Geek, que dará uma introdução sobre esse movimento utilizando o acervo físico e digital (plataforma Árvores dos Livros) de mangás e animes da biblioteca. E quem quiser saber mais sobre os livros, filmes e influenciadores do mundo nerd, no dia 24, quarta-feira, às 10h, estará disponível no YouTube das Fábricas de Cultura o vídeo Não Entre em Pânico!, em que a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresenta algumas dessas obras.

A turma do litoral sul não ficará de fora pois nos dias 24 e 25, quarta e quinta-feira, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape irá realizar a Semana do Orgulho Nerd, evento com diversas atividades formativas, palestras e oficinas, em parceria com a ETEC Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros – Centro Paula Souza. No dia 24 será possível participar dos Jogos e caracterização zumbi às 14h; de uma sessão de fotos com figurinos e máscaras geeks às 14h; e da Oficina de programação com Scratch às 18h. Já na quinta-feira, 25, os destaques ficam por conta da palestra Imersão no mundo dos Jogos: dos anos 80 aos dias atuais, realizada às 14h; e da Intervenção Semana Geek, às 18h. Mais detalhes da programação na parte final do release (serviços).

Quem também vai fazer uma dobradinha geek é a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco com a 1ª Vivência de Just Dance Rochdale. Nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, o público poderá montar um time (até 4 pessoas) para participar de uma vivência no jogo Just Dance. Podem participar maiores de 8 anos, sendo necessário chegar 1h antes do horário da atividade. Na quinta, a ação começa às 10h, e na sexta, às 14h. A unidade orienta que os interessados baixem no celular o aplicativo Just Dance 2023 com antecedência.

 

E as celebrações do mês terminam na Fábrica de Cultura Jardim São Luís com a atividade Estudos de Figurino em Filmes da Cultura Geek e Pop no dia 30, terça-feira, às 18h30. O encontro irá exibir alguns filmes deste universo que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais numa roda de conversa sobre a moda enquanto movimento estético para contar uma história.

E ainda tem mais: música, grafite e hip-hop nas Fábricas de Cultura

A Fábrica de Cultura Diadema recebe no dia 10, quarta-feira, às 15h, o poeta Moreira de Acopiara para uma roda de conversa em celebração ao Dia da Literatura Brasileira (1º de maio). Na Zona Norte, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha também terá convidados no dia 12, sexta-feira, às 14h30. O casal Lu Ahamy e Awa Mbarete ministrará uma oficina de produção de maracás, artefatos importantes para os povos indígenas.

 

No sábado, 13, a música toma conta da Fábrica de Cultura Jaçanã com o evento Fábrica de Hits: a cena hip hop do Jova. A partir das 14h, o público poderá acompanhar a produção de um EP de rap com a participação de artistas independentes do bairro Jova Rural e adjacências.

Para celebrar o Dia Internacional de Combate a Homofobia (17/05, quarta-feira), a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza às 14h a atividade Vivências Queer, em que serão abordados os desafios, preconceito e violações de direitos que a comunidade LGBTQIAP+ enfrenta. A iniciativa toma como base o acervo da unidade, com obras escritas por autores LGBTQIAP+ ou que trabalham com a temática.

A quarta-feira, 17, também será movimentada em outras unidades. Às 14h30, acontece a Cola com Elas: ilustração de textos femininos com colagem na Fábrica de Cultura Diadema. A partir da escuta e leitura de trechos dos livros de escritoras negras, contemporâneas e das periferias de São Paulo, os participantes irão criar ilustrações utilizando a técnica de colagem manual. E às 15h, pelo YouTube das Fábricas de Cultura, será possível assistir a apresentação do cantor e compositor Pabllo Moreno, que trará um apanhado dos seus dois álbuns lançados que misturam poesia e música para retratar o Brasil: Blues e Baião (2016) e Contemplação (2022).

Música e literatura continuam entrelaçadas na atividade Galanga Livre, organizada pela equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo, no dia 25, quinta-feira, às 10h30. A conversa abordará as resistências e contragolpes da população negra escravizada frente ao sistema escravista colonial no Brasil a partir da música Galanga livre, de Rincon Sapiência, e o conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis.

Outra opção na quinta-feira (25) é a roda de conversa Arte Urbana: Grafite e Pixo que será realizada às 14h. A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã convida o público a descobrir a história do pixo e debater sua criminalização no país.

Dia 27, sábado, das 13h às 16h, o coletivo de arte-educação Manifesto Crespo leva para a Fábrica de Cultura Capão Redondo o encontro Ocupação Casa Crespa. A agenda do evento inclui: uma roda de conversa sobre cabelos crespos, corpos diversos e arte; a oficina prática Estampando Saberes com carimbos e pintura colaborativa sob superfícies diversas; discotecagem com o DJ Pinol; e uma mini feira de empreendedores periféricos e artistas independentes.

Ainda na Zona Sul, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival Capão Extremo também no sábado, 27, das 16h às 21h. O evento terá como convidados artistas da cena do rap com intuito de fomentar o hip-hop nacional com grandes nomes da região e novos artistas, incentivando a arte e cultura do bairro. O público poderá assistir as apresentações de: Dj hermê, Raio x do Brasil, Coracksix, Pretinhobleck, Mano Cobra, Titelo, Rap Games 2.0, Kelly Neria, Condenção Brutal, Cocão a Voz, Rapper g13, Léo r.c, Scar, Ronnan Rapper e Jo-E, Poder bélico da Favela, Função de Louko, Mente Oposta e Giros s.p.

Já no dia 30, terça-feira, às 14h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a Clarin Cia. de Dança que apresentará o espetáculo Ou 9 ou 80, com foco nas dificuldades enfrentadas por jovens periféricos por meio das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. O plano de fundo da apresentação são os casos das nove mortes no baile em Paraisópolis, periferia da zona sul de São Paulo durante uma ação da PM, e  dos mais de 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, disparados por militares do Exército, ambos ocorridos em 2019.

Serviço:

(Gratuito)

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Literatura

CULTURA GEEK: MANGÁS E ANIMES COM EQUIPE BIBLIOTECA

16/5, terça-feira, das 10h às 11h30 | maiores de 6 anos | Presencial na unidade

Artes Cênicas

ESPETÁCULO “OU 9 OU 80″ COM CLARIN CIA DE DANÇA

30/5, terça-feira, às 14h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Cultura Geral

“GALANGA LIVRE” COM EQUIPE DA BIBLIOTECA

25/5, quinta-feira, das 10h30 às 11h30 | Atividade Livre | Presencial na unidade

Cultura Tradicional

OCUPAÇÃO CASA CRESPA

27/5, sábado, das 13h às 16h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Literatura

UM ENCONTRO COM O POETA MOREIRA DE ACOPIARA

10/5, quarta-feira, às 15h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Artes Visuais

COLA COM ELAS: ILUSTRAÇÃO DE TEXTOS FEMININOS COM COLAGEM COM AMANDA PRADO

17/5, quarta-feira, da




06/05/2023 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
BOM DIA MUNDÃO - RÁDIO RELIGARE 35