NOTÍCIAS

Vai-Vai celebra 94 anos com nata do hip hop em grande festa no Anhangabaú

 

 Para este ano, a escola terá como enredo “Capítulo 4, Versículo 3  – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”

A escola de samba Vai-Vai celebra este mês 94 anos e para comemorar em grande estilo, a grande campeã do Carnaval paulista fará uma festa à altura. No Anhangabaú, palco de grandes acontecimentos da cidade, a escola reunirá Racionais MCs, Negra Li, Djonga, Dexter, Thaide, Doce Encontro, Rappin’ Hood, Dj Fabio Rogério, Rafrou Godzilla, Di Função, Tasha e Tracie, Athalyba Man e, claro, a bateria Pegada de Macaco.

Para este ano, a escola terá como enredo “Capítulo 4, Versículo 3  – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, mostrando a rua como espaço em constante disputa pela arte na cidade de São Paulo. Celebra ainda os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, exaltando a arte urbana por meio de suas vertentes – DJ, MC, Break e Grafitti. Ou seja, nada melhor do que comemorar no centro da cidade, com grandes ícones da cultura.

Capítulo 4, Versículo 3

Lançada em 1994 pelos Racionais Mc’s, Capítulo 4 Versículo 3 é, também, um manifesto. Um retrato, um hino, um ícone que marca época, gerações e todo esse movimento cultural ao qual o Vai-Vai se refere no enredo.

Desta forma, o Vai-Vai – Escola de Samba do povo, da rua, do gueto – se torna porta-voz em um movimento que vai muito além do desfile que acontece em 10 de fevereiro de 2024. A escola propõe uma nova ordem para a cultura de São Paulo.

A escola e seu papel social e cultural

A escola de samba Vai-Vai encerra o ano de 2023 celebrando conquistas e muito satisfeita do seu papel cultural e social na cidade de São Paulo. Em meio a muitos desafios, como o rebaixamento ao grupo de acesso e a perda da quadra na rua São Vicente, no Bixiga, a escola renasce, se reergue e se renova na construção de um futuro próspero e, claro vitorioso.

Após o campeonato do Grupo de Acesso, com um desfile arrebatador e muito comentado, o Vai-Vai lançou o enredo 2024, que homenageia o hip hop, e foi acolhido e abraçado não só pela comunidade do samba, mas pelo movimento hip hop, que este ano celebra 40 anos no Brasil.

Além do carnaval, a escola cumpriu, ao longo do ano, o seu papel de escola. Aulas de bateria para adultos e crianças, aulas de samba no pé, aulas de dança de rua, com movimentos do hip hop e até treinamento funcional foram ofertados para a comunidade, gratuitamente ou com contribuições simbólicas. Mais de 500 pessoas atendidas e com novas possibilidades e planos.

Por falar em social, a campanha de arrecadação de alimentos na quadra do Sindicato dos Bancários, aos domingos nos ensaios, além da coleta nos ensaios de rua, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos ao longo deste ano, contribuindo para amenizar a questão da fome em nossa cidade. Soma-se a isso as  campanhas, coordenadas pelo Departamento de Responsabilidade Social, que atende crianças e idosos no bairro do Bixiga há muitos anos.

Como não poderia deixar de ser, uma protagonista do carnaval tem sua responsabilidade no cenário cultural brasileiro. Os dirigentes do Vai-Vai se reuniram com diversas lideranças comunitárias e políticas, buscando melhorias, valorização e reconhecimento da cultura do samba como parte integrante e fundamental na construção da essência brasileira.

O encontro do presidente Clarício Gonçalves com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e diversos ministros na capital federal, em Brasília, reforça essa preocupação da escola em
extrapolar a bolha do carnaval e lutar pela cultura de forma mais ampla.

Investigação e comprovação da inocência

Apesar das conquistas e da promoção social e cultural, a escola foi citada em uma investigação de lavagem de dinheiro e envolvimento com organizações criminosas. A conclusão desta investigação mostra a inocência do Vai-Vai, e fica comprovado que não há qualquer ilicitude na conduta da escola, conforme relatório do Ministério Público.

SERVIÇOS: Festa de comemoração dos 94 anos da Vai-Vai

Data: 27 de janeiro de 2024 (sábado)

Início do evento: a partir das 20h

Local: Vale do Anhangabaú  ( Rua Formosa, s/n – São Paulo))

Acesso para deficientes: sim

Classificação:18 anos

Ingressos: Pista (2º lote): R$ 120,00 | Camarote  (2º lote): R$ 450,00.

Compras de ingressos: online pelo site https://www.ingresse.com/aniversario-da-vai-vai-94-anos#comprar

 




10/01/2024 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
DOMINGUEIRA BLACK - RÁDIO RELIGARE 35