NOTÍCIAS

Sabotage 50 anos: Família anuncia projeto em homenagem ao ícone do rap nacional

Projeto que celebra meio século do rapper neste dia (03) de abril contará com livro, filme, exposição imersiva, coleções de roupas e acessórios e um álbum com feats inéditos com Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga.

Sabotage, um dos maiores ícones do rap nacional, estaria completando 50 anos de vida nesta segunda-feira, 3 de abril. Em celebração à sua trajetória e ao significado de sua obra não só para a música urbana, como também para a cultura brasileira, a família do artista anuncia o lançamento de projeto que inclui livro biográfico ilustrado, exposição imersiva, série de curta metragens, filme, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria, que visa exaltar sua memória e chega como um presente para os fãs.

Na parte musical, o projeto intitulado #Sabotage50anos, contará com uma parceria com a Som Livre. A gravadora prepara o lançamento de um álbum de releituras exclusivas, com músicas selecionadas do artista, que ganham feats inéditos com nomes da nova geração.

Este álbum sobretudo; traz como ideia central reviver a obra do Maestro do Canão, em faixas que trarão a voz original do artista junto com vozes de diversas gerações do rap, em beats e arranjos renovados, tudo criado com muito respeito e originalidade. Os fãs podem esperar feats postumos inéditos com grandes nomes do rap como Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga, provando que sua obra resiste, atravessa o tempo e seguirá influenciando toda a cena do rap nacional.

O primeiro single que será lançado em 18 de abril é o clássico “Respeito É Pra Quem Tem”. A música ganha os vocais da cantora N.I.N.A, uma das principais representantes da cena grime e drill no Brasil.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sabotage Oficial (@sabotageoficial)

 

Os filhos do Maestro

Filha do artista e idealizadora do projeto, Tamires Rocha, conta sobre a iniciativa que resgata o trabalho íntimo de Sabotage direto do baú da família para os fãs:

   

“O legado Sabotage resgatou histórias, imagens e as músicas do meu pai quando ficamos maiores de idade. Quase nove anos depois, parece um furacão, como ele mesmo era. E pra celebrar o cinquentenário, criamos várias ações que vão acontecer até 2025. #Sabotage50Anos traz um álbum inédito. Sequencialmente teremos um novo livro, que será uma biografia ilustrada, uma exposição imersiva estilo museu, um filme, além de muita moda e produtos canábicos. O fã do Sabotage, que atravessa gerações, é a maior razão do legado. São eles quem mantém Sabotage ecoando nas periferias do Brasil.”

“Convidamos a Som Livre para esta collab por acreditarmos que os artistas envolvidos no álbum seriam artistas que Sabotage estaria cantando hoje em dia. O encontro dos produtores do Sabota com novas gerações, em releituras colaborativas, seria a cara do Eterno Maestro”, completa Tamires sobre a parceria.

Wanderson dos Santos, filho do rapper, está de acordo com a irmã sobre a importância de manter viva a memória de Sabotage:

“Quando meu coroa faleceu, éramos pequenos e a noção do tamanho dele como artista foi o que fez o legado acontecer. Aos poucos, crescendo sem pai, eu via que ele era referência para tantos outros filhos como eu. O resgate da história não era só da obra. Nós tínhamos vontade de que todo mundo conhecesse o cara engraçado, conturbado e pioneiro que ele era, deixando o fã participar de tudo. Em quase 9 anos de legado, além de uma equipe de compromisso, conseguimos agregar parceiros que sonham junto. Celebrar os 50 anos precisava ser um encontro de gerações, com artistas que fariam a cabeça dele, se ainda estivesse aqui. A Som Livre veio como um presente, a equipe cuidou de cada detalhe importante pra família e para o fã por 1 ano. A música da Nina, que chega no dia 18 de abril, é literalmente uma bomba de voz suave. Meu coroa ia amar!”.

Para este projeto a Som Livre atualmente conta com a curadoria e direção musical de Tejo Damasceno e Zegon, além da produção de Daniel Ganjaman. Ambos trabalharam ao lado de Sabotage em vida e foram responsáveis por diversas faixas icônicas que integram a sua obra.

Por fim; vale lembrar que o projeto #Sabotage50Anos foi lançado oficialmente com uma campanha nas redes sociais do artista. Além disso; foi lançado um vídeo com imagens históricas, e narração de convidados especiais. São eles: o músico Paulo Miklos – que trabalhou juntamente com o rapper no filme “O Invasor” – e Primo Preto que conviveu com Sabotage. Com texto do jornalista Ronald Rios o audiovisual está disponível no perfil do Instagram de Sabotage e em seu canal do YouTubeAssista:

 

Sobre Sabotage

Nascido na Zona Sul de São Paulo, Mauro Mateus dos Santos teve uma carreira de apenas quatro anos, mas que mudou para sempre a cena do rap nacional. Seu legado será eterno.

Sabotage ficou conhecido também por sua história de superação. Largou o mundo do crime para se dedicar à música. Além disso; “emprestou” sua vivência a grandes produções do cinema nacional nos filmes “O Invasor”, de Beto Brant, e “Carandiru”, de Héctor Babenco.




04/04/2023 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
BOM DIA MUNDÃO - RÁDIO RELIGARE 35