MENU

Conforme informado pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro em seu perfil no Instagram, foi aprovado na tarde desta segunda-feira (22), em primeiro turno de votação, o projeto que institui Batalhas de Rima como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, regulamentando e valorizando a cultura popular de periferia que acontece diariamente no estado.
O projeto foi construído coletivamente por quem movimenta a cultura e faz as batalhas acontecerem, fruto do trabalho e esforço de muitas pessoas apaixonadas pelo hip-hop, intensificando formalmente o impacto do movimento no Paraná, que conta com aproximadamente 50 mil pessoas participando do meio, mudando as suas vidas e também das comunidades locais.
“As batalhas de rima, hoje, impactam mais de 50 mil jovens paranaenses, e é um projeto construído a muitas mãos, por todas essas pessoas que estão aqui em cima hoje, que fazem da cultura hip-hop e das batalhas de rima um instrumento que salva vidas através da cultura, através da arte, através da expressão genuína de todos esses jovens”, discursou Ana Júlia durante a cerimônia.
Apesar da importância e relevância que mantém na cultura, as batalhas seguem enfrentando repressão policial ostensiva e constante, além ainda da dificuldade de acesso aos espaços públicos. Reconhecer a prática como um patrimônio cultural imaterial é de extremo valor, visto que garante o respeito público e que as autoridades incentivem e protejam o movimento.
Confira as publicações abaixo: