NOTÍCIAS

Primeiro Museu da Cultura Hip Hop da América Latina abre suas portas na Capital

  

A partir de 10 de dezembro, a partir das 13h, será possível visitar o primeiro Museu da Cultura Hip Hop da América Latina, que abre suas portas no bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre. O Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da região dedicado ao movimento, com uma ampla estrutura para celebração, preservação e resgate histórico da cultura Hip Hop desenvolvida no Rio Grande do Sul. Na inauguração, o espaço promoverá uma série de atividades como grafitagem, apresentações de DJ, MC e breaking e espaço kids, até às 20h.

Com expectativa de 30 mil visitações ano, o complexo contará com quase 6 mil itens de acervo físico e digital sobre a história do Hip Hop gaúcho, estruturado com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, quadra poliesportiva, CT de breaking e um estúdio, em uma área de quase 4 mil metros quadrados na Vila Ipiranga.

Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos EUA, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.

“A inauguração do Museu da Cultura Hip Hop RS é fruto do esforço coletivo dos movimentos gaúcho e brasileiro, mas principalmente das pessoas que acreditaram no projeto desde o princípio. A inauguração é o início de uma caminhada desse projeto, que nos coloca como pioneiros dentro do continente, sendo inclusive exemplo para que outros estados criem seus museus de forma física, organizada e profissional”, afirma Rafa Rafuagi, Coordenador Geral do projeto.

A partir de 2024, o Museu do Hip Hop RS vai receber grupos de escolas para vivências de ação educativa museológica e sobre a Cultura Hip Hop, possibilitando desenvolver conhecimento por meio da memória, história e cultura de maneira lúdica e com participação ativa das pessoas.

A iniciativa é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio de Petrobras e NuBank e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Programação completa

13h – Abertura dos portões
13h30 – Grafitagem (Trampo) – Muro entre o prédio administrativo e espaço
educativo
14h – Protocolo oficial com autoridades e comunidade Hip Hop (Multipalco)
14h30 – Abertura da exposição interna para as autoridades presentes
14h30 – DJ Ediinho, Gau e Croko
15h30 – Batalha de Rima (Multipalco)
16h30 – Desfile
17h – Batalha Breaking (Multipalco)
18h – KIZUA (Multipalco)
18h30 – Final da Batalha de Rima (Multipalco)
19h – Final da Batalha de Breaking (Multipalco)
19h15 – Show encerramento – CLA DE LA RUA




09/12/2023 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
PROGRAMAÇÃO MUSICA - RÁDIO RELIGARE 35