NOTÍCIAS

Por que o número de plataformas de streaming de música cresceu significativamente nos últimos anos?

Do trabalho ao lazer. Do vídeo a música. O mundo digital oferece múltiplas facetas e possibilidades, mas o caminho até os dias de hoje foi longo. Assim como os vídeos e os games a música também desbravou novos horizontes e mercados com a digitalização dos conteúdos, do vinil, ao CD para o MP3 até o streaming. O consumo de música via streaming já se consolidou com o principal formato, segundo dados da Federação Internacional da Industria Fonográfica.

 

O público cada vez mais ansioso por praticidade e personalização viu nos canais de streaming a possibilidade de fazer tudo ao seu próprio gosto e as empresas não perderam tempo em lançar cada vez mais opções de serviços. Artista independentes também virão neste campo a possibilidade de se lançarem na indústria musical sem precisarem serem “descobertos” por grandes gravadoras.

Mesmo que o principal intuito de quem consome streaming musical seja o entretenimento é preciso ficar alerta para a proteção dos dados. Afinal, utilizar esses serviços envolve fornece dados bancários e informações pessoais. Os usuários podem ser proteger contra potenciais ameaças e de um jeito simples, com o uso de VPN. Trata-se de uma tecnologia capaz de criptografar informações sensíveis, isso significa que, elas não podem ser interceptadas e o verdadeiro IP fica oculto. 

 

A geração do streaming e a segurança do usuário 

Antes mesmo de adentrar o universo musical as transmissões via streaming se popularizaram primeiro em outros formatos. A principal vantagem é a não necessidade de realizar download do arquivo para acessar o conteúdo desejado e consequentemente não utiliza a memória de armazenamento dos dispositivos, a transmissão acontece por pequenos pacotes de dados.

Embora os nativos digitais passem grande parte do tempo consumido conteúdo online de todos os tipos como podcasts, audiolivros, filmes e vídeos muitas vezes se esquecem que esses produtos também estão vulneráveis as falhas de segurança. Apesar das grandes vantagens do mundo moderno o outro lado da moeda não é tão animador assim, o Brasil é o 12º país no ranking de vazamento de dados, o que deixa os usuários brasileiros expostos a possíveis crimes digitais que tem se sofisticado tão rapidamente quantos os dispositivos.

 

A pirataria ganhou impulso com o advento da internet e muitos usuários utilizam aplicativos piratas de streaming são uma grande porta de entrada de ameaças virtuais. Mesmo que o principal foco seja o entretenimento, não se pode deixar de lado os mecanismos de segurança, como utilização de rede privada de dados a partir de vpn e as alertas de segurança do próprio dispositivo. Algumas ações ajudam a manter a segurança online como:

  • Utilizar senhas fortes e fatores de autenticação;
  • Evitar expor informações pessoais nas redes sociais;
  • Manter o aparelho atualizado;
  • Não utilizar redes públicas de Wi-Fi;

As grandes empresas estão sempre buscando melhorar a própria segurança já que elas também são vítimas de hackers e os ataques causam prejuízos econômicos e transtornos.  Mesmo sem um departamento pessoal de Tecnologia da Informação é possível que os usuários tomem atitudes preventivas, esse cuidado ajuda a evitar possíveis dores de cabeça na vida por trás da tela.

 
 



09/03/2023 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
PROGRAMAÇÃO MUSICA - RÁDIO RELIGARE 35