O mundo do rap brasileiro está passando por uma fase de transformações. Desde o fim do prêmio Hutuz, que durante muitos anos foi o principal evento de reconhecimento para os artistas, algumas outras premiações ganharam espaço e relevância, como o Prêmio Genius Brasil, o Prêmio Rap TV e o Prêmio Inverso de Rap Br. No entanto, para a surpresa do público, nenhum desses prêmios teve uma edição anual em 2022.
Mas calma, isso não quer dizer que o rap nacional perdeu sua força! Na verdade, o motivo para o sumiço das premiações mais relevantes é bastante positivo: elas se uniram ao Portal Kalamidade e ao RAPMAIS, e criaram uma academia de rap voltada para a cultura. O resultado dessa união é o Prêmio Rap Brasil, que promete ser a nova referência no reconhecimento de artistas do gênero.
Com um compromisso claro em valorizar a cultura do hip-hop, o Prêmio Rap Brasil irá unificar todos os outros três prêmios em uma única cerimônia de premiação, o que significa uma maior abrangência e representatividade para a cena do rap brasileiro.
A ideia é que a premiação seja realizada anualmente, já iniciando pela cobertura do ano de 2022. E contará com uma série de categorias compostas por um júri adequado para cada uma delas, a fim de reconhecer a diversidade de talentos que compõem o cenário musical, e que envolva todos os formatos de produção cultural do hip hop.
Para os fãs do gênero, o Prêmio Rap Brasil é uma excelente notícia. Além de representar uma evolução natural no reconhecimento dos artistas, a união das premiações mais relevantes em uma academia de rap fortalece a cultura do gênero e traz novas perspectivas para o futuro da música brasileira.
A primeira edição do Prêmio Rap Brasil acontecerá em breve. Sem dúvida, esse é um passo importante para o reconhecimento do rap nacional e uma prova de que a cultura de rua está mais viva do que nunca.