NOTÍCIAS

Casa do Hip-Hop de Diadema terá estúdio de gravação em 2024

De arte marginalizada para esporte olímpico, essa é a trajetória da cultura hip-hop, iniciada no subúrbio de Nova York na década de 70, que a cada ano que se passa, se consolida como importante setor cultural mundial. Visto esse crescimento, a Casa do Hip-Hop de Diadema, equipamento público pioneiro e referência na disseminação do movimento hip-hop no Brasil e na América Latina, tem ajudado o grupo brasileiro de break “Mac Fly Mob” na preparação para o Campeonato Mundial de Breaking, que está previsto para acontecer entre outubro e novembro na França, após as Olimpíadas de Paris 2024.

m entrevista ao RDtv, o coordenador da Casa do Hip-Hop de Diadema, Jean Triunfo, explica que o espaço é utilizado para treinos constantes e para eventuais auxílios. “Tentamos, da melhor forma, dar o suporte correto. Então, eles têm um espaço na Casa do Hip Hop para treinarem todas as terças e quintas-feiras”, explica. “À medida que outubro e novembro se aproximam, os treinos passarão a ser semanais. Também separamos caixas de som somente para os dois”, complementa o coordenador.

2024, ano importante para o movimento

Jean considera que esse ano foi de consolidação da cultura hip-hop no mundo e no Brasil. “O movimento, há anos, trava batalha para se firmar como cultura e esse ano foi muito importante para o hip-hop. “Vimos a escola de samba Vai-Vai homenagear o movimento, contando sua história, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), reconheceu o Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo este ano e agora a participação do break nos Jogos Olímpicos deste ano. Então para nós isso é uma grande vitória”, pontua.

Aumento na procura

Aos olhos do coordenador da casa, a procura do hip-hop na Casa do Hip-Hop de Diadema tem aumentado a cada ano. “A procura por eventos na casa tem crescido consideravelmente. Cada vez vemos a procura de mais pessoas que querem conhecer o movimento e isso mostra a valorização do hip-hop e do trabalho que o espaço faz para a cultura”, explica.

Novidade para 2024

Com exclusividade ao RDtv, Jean comenta que, para este ano, a Prefeitura irá instalar um estúdio de gravação no espaço para produções de músicas e podcasts, todas com uso de graça dos equipamentos. “Só quem é artista sabe o quanto é para produzir uma faixa de música em um estúdio de gravação. Agora, na casa, vamos disponibilizar esses equipamentos de graça para os artistas locais que querem fazer música de qualidade”, ressalta.

Programação da casa 

A Casa do Hip-Hop de Diadema mantém agenda de aulas, não só sobre hip-hop, mas também sobre cultura em geral brasileira, como aulas de grafites, samba rock, danças urbanas e outros estilos musicais. A programação completa da casa pode ser consultada por meio do link: https://oficinas.culturadiadema.com.br. A Casa do HipHop está localizada na rua Vinte e Quatro de Maio, no Jardim Canhema, em Diadema.

 




02/04/2024 – Rádio Religare 35

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIORELIGARE35

(35) 99939-0903

contato@radioreligare35.com
Pouso Alegre MG – BRASIL

NO AR:
PROGRAMAÇÃO MUSICA - RÁDIO RELIGARE 35